As dúvidas das mulheres

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Quando chega a menopausa?
O termo MENOPAUSA refere-se à última menstruação da mulher, altura em que os ovários (glândulas que produzem óvulos e hormonas sexuais) deixam gradualmente de funcionar. Nesse momento, o corpo da mulher tem que se adaptar a níveis hormonais mais baixos.

Nesta fase da vida da mulher, ocorre uma transição do período reprodutor ou fértil para o não reprodutor, devido à diminuição das hormonas sexuais produzidas pelos ovários.
A menopausa não é uma doença, é apenas um estadio na vida da mulher. Normalmente, começam quando a mulher alcança a 1ª ou a 2ª metade dos 40 anos, mas podem começar mais cedo, por volta do fim dos 30 anos.
Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, mas o que é facto, é que todas chegarão à menopausa!
O período da menopausa inicia-se quando os períodos menstruais começam a ser irregulares ou infrequentes até desaparecerem por completo. Em média a mulher tem a sua última menstruação por volta dos 50 anos, podendo esta variar dos 48 aos 50 anos. No entanto, pode ocorrer nas mulheres com menos de 40 anos designada por menopausa prematura.

A diminuição ou a falta das hormonas sexuais femininas pode afectar vários locais do organismo e determina sinais e sintomas conhecidos pelo nome de Síndrome Climatérica ou Menopáusica.


 
(HTML) -->

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source